domingo, 8 de dezembro de 2019

Desenvolvimento Sustentável no Brasil


O Brasil considera como prioridade os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme os documentos criados para direcionar políticas voltadas a eles. Ainda é considerada como diretriz central a superação das desigualdades. O Brasil é um país de destaque no cenário internacional em assuntos voltados ao meio ambiente. No país, já foram sediadas as duas mais importantes conferências internacionais sobre sustentabilidade da história:  Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92)  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).  Além disso, teve papel determinante na aprovação dos seguintes documentos internacionais:  Agenda 21  Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento  Declaração de Princípios sobre Florestas  Convenções sobre Biodiversidade, sobre Mudança Climática e sobre Desertificação  

Exemplos de ações sustentáveis


  • Utilização consciente dos recursos naturais  Preservação de bens naturais e da dignidade humana 
  • Mudança ou diminuição nos padrões de consumo  
  • Conscientização da população por meio de programas e ações socioambientais  Políticas eficazes voltadas para o desenvolvimento sustentável  
  • Evitar desperdícios e excessos  
  • Reciclagem 
  •  Fontes de energia renováveis  Reflorestamento  

Objetivos do desenvolvimento sustentável


Em 2015, foram definidos os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Eles deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030. O Brasil participou das negociações para a definição dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Após a definição dos ODS, o país criou a Agenda Pós-2015, para articular e orientar as atividades a serem desenvolvidas. Ao total, foram definidos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável:
  •   Erradicar a pobreza 
  •  Erradicar a fome
  •   Saúde de qualidade 
  •  Educação de qualidade
  •   Igualdade de gênero  
  • Água potável e saneamento  
  • Energias renováveis e acessíveis  
  • Trabalho digno e crescimento econômico  Indústrias, inovação e infraestruturas  Redução das desigualdades  
  • Cidades e comunidades sustentáveis  Consumo e produção responsáveis  
  • Ação contra a mudança global do clima  Vida na água  
  • Vida terrestre  
  • Paz, justiça e instituições eficazes  
  • Parcerias e meios de implementação  



O que é poluição ?



Antes de mais nada, devemos atentar para o conceito de poluição que nada mais é do que alterações (química, física ou biológica) que ocorrem por fatores humanos e naturais e que prejudicam o meio ambiente, afetando a qualidade do ar, da água e do solo. Ou seja, ela provoca um efeito negativo no ecossistema e podem ocorrer de maneiras naturais, por exemplo, a poluição gerada por um terremoto ou um tsunami. No entanto, a poluição gerada pelo homem pode prejudicar o solo, a água e o ar e ainda, afetar a espécie com a proliferação de doenças, diminuição dos recursos naturais e da biodiversidade do planeta. Esse tema é tão sério quanto importante para refletir em ações que sejam menos poluentes, por exemplo, o uso de fontes alternativas de energia, deixar de jogar lixos nas ruas e fazer a separação dos resíduos pela coleta seletiva. Visto sua importância, há um dia dedicado para a promoção de ações que não prejudiquem o meio ambiente como o Dia do Combate à Poluição



Importância das Árvores

•Contribuem para a biodiversidade; 
• Redução da poluição do ar; 
 •Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;  
•Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;  
•Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos; 
• Contribuem para a beleza paisagística.  

Importância e objetivos


  A educação ambiental pode ocorrer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc. Esta educação pode ser desenvolvida por órgãos do governo ou por entidades ligadas ao meio ambiente. 
  A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

Fonte:https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/educacao-ambiental/amp/

Você Sabia?

 As datas comemorativas

https://images.app.goo.gl/PWcg955HJktnYmkV8

- Comemora-se em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.  
 - Comemora-se em 15 de outubro o Dia do Educador Ambiental.  
 - 3 de junho é o Dia Nacional da Educação Ambiental. 

Educação Ambiental na escola




Quando pensamos na ampliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no cotidiano e através dos avanços da tecnologia e do mercado, pouco discutiu como esses avanços e tecnologias estão colaborando para tornar o ambiente em que vivemos mais agradável e saudável, para esta e principalmente para as gerações futuras, que dependem de nós e dos alunos para que lhes seja garantida uma qualidade de vida, ao menos igual a nossa, uma vez que devido à falta dessa consciência ambiental tem prejudicado a natureza cada vez mais, impedindo que esta sobreviva por muito tempo.
As metodologias e as práticas de ensino adotadas há décadas atrás tendiam para uma educação tradicional e mecanicista que não contemplava quaisquer atitudes de consciência seja ela ambiental ou social, as crianças eram “produzidas” educacionalmente com o intuito simplesmente de aprender a ler e escrever, não havia por parte desse ensino uma preocupação voltada para pensá-lo e refletir sobre o mundo e as coisas ao redor, com o passar dos anos essa metodologia se modificou e moveu sua preocupação para o mercado de trabalho, onde a preocupação dos professores era formar alunos para o mercado, um período onde a produção foi supervalorizada acarretando ainda mais produtos, o que acarretou ainda mais montante de lixo, seja lixo utilizado para a produção, seja a o lixo do produto final, e esse acúmulo, veio causando transtornos e a preocupação de como fazer para diminuir os problemas causados por essa superprodução.
A partir daí houve um mudança no quadro de ensino que veio desde projetos em reciclagem para o ensino fundamental, até os novos cursos de ensino superior voltados para a questão de conscientização e reflexão social, neste sentido, muito se destacaram as atividades ligadas à conscientização ambiental, ao interesse por um setor mais humano e preocupado com o manter das reservas naturais que garantem vida ao nosso planeta.

Fonte:https://www.google.com/amp/s/m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/biologia/educacao-ambiental-escolar.htm